Lc 1: 1-4

 1-       Porque fatos se realizaram entre nós (v. 1).

O destaque do Evangelho não é para grandes experiências religiosas, mas sim para a ação de Deus na simplicidade e na naturalidade das pessoas, ainda que essa ação seja sobrenatural.

Lucas sabe que outros evangelhos já haviam sido escritos e procura também investigar e ordenar os relatos das pessoas que haviam presenciado a vida de Jesus aqui na terra.

É interessante que ele não escreveu o evangelho em um transe onde recebia mensagens celestiais, mas realmente foi atrás da informação.

Isso também mostra que a mensagem do evangelho não está no céu ou num suposto mundo espiritual, mas esteve andando entre nós (Jo 1.14).

2- Porque tivemos testemunhas oculares (v. 2).

Jesus andou entre nós e se relacionou com as pessoas. Não se tratava de um filósofo da religião em cima de uma montanha ou mesmo de um templo, mas andava no meio do povo.

Muitos haviam sido testemunhas oculares de seus atos. Uns não concordaram, outros não deram atenção e outros, ainda, tornaram-se seus discípulos. Mas ninguém podia negar que ele estava lá.

Os que se tornaram discípulos foram grandemente impactados pelo que viram. Transmitir esse conhecimento era, então, a coisa mais importante de suas vidas (2 Pe 1.16) e Lucas entendeu por quê.

3- Porque dá certeza aos amigos de Deus (vv. 3-4).

Lucas investigou e entregou o “relatório” de forma ordenada a Teófilo. Provavelmente alguém importante e novo na fé que queria maiores informações.

É interessante que o nome “Teófilo” significa “amigo (filo) de Deus (theos)”, e disso podemos inferir que ele se destina também a todos os que se importam com Deus, os quais também são importantes e sempre novos na fé.

Esse conhecimento traz certeza a quem é instruído nele. Podemos não saber tudo o que gostaríamos, mas podemos ter certeza do que precisamos saber.

Finalizando

Se você, de alguma maneira se sente um Teófilo (ainda que seja numa curiosidade), esse livro é pra você. Espero compartilhar coisas que lhe ajudem a ter certeza.

Abração!

Anúncios