Vivemos em uma época em que já não há ideologias a serem seguidas, nem heróis a serem imitados. É uma época onde se desistiu do bem comum para se exaltar uma individualidade vazia e indiferente.

Em tantos anos de História pudemos ver muitas lutas onde ninguém ganhou e muitas esperanças que ninguém alcançou, por isso hoje parece ser mais fácil simplesmente ser você, e apenas você, mesmo, no sentido mais egoísta da palavra.

É verdade que muitos têm tentado se apegar a algo que lhes dê sentido na vida: a paixão avassaladora por um time de futebol, o fanatismo por algum músico, uma dependência de livros de auto-ajuda, etc. Como diria o ditado: “Para quem está se afogando, jacaré é tronco de árvore”.

A grande saída de muitos outros tem sido apenas a desistência da busca por qualquer sentido, negando-se a se comprometerem com qualquer coisa e buscando apenas prazeres imediatos. E, muitas vezes, todas essas coisas podem ser aplicadas à realidade de nossas igrejas, infelizmente.

Mas apesar do quadro pessimista, há um sentido que muitos têm encontrado e que tem sido passado de diversas maneiras há milhares de anos. Há um caminho, estreito, que poucos encontram, mas que é também verdade e vida. O Herói desse caminho é mais que vencedor, não por suas conquistas territoriais ou culturais, mas por haver entregue a si mesmo, é um exemplo a ser seguido não por ter se dado bem na vida, mas por ter vencido a morte. Nele o indivíduo é valorizado a ponto de poder ir além de si mesmo para amar o próximo; e nele o sentido da vida se confunde com a própria vida.

Esse Caminho é leve e suave em si mesmo, mas necessita de compromisso e coragem por ser vivido em oposição ao cíclico caminho do mundo. No Caminho estão aqueles que, antes de tudo, confessam. Confessam que são pecadores, confessam que caminhavam para a morte, confessam que Jesus os salvou e confessam que Jesus é o Senhor da suas vidas. Confessam que viver por esse mundo é morrer, mas que viver pela morte de Cristo é vida abundante e eterna. Tudo isso colocado em prática na fé que professam durante o caminho.

Anúncios